quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resenha Sertaneja


DEMOCRACIA DIGITAL


O gosto musical do grande público é muito questionado por críticos e os que se consideram "experts" no assunto, mas este, sem dúvida, é o momento mais democrático da música brasileira. Obviamente não é o melhor momento em relação a qualidade, mas sim de muita variedade.


Em especial no sertanejo, que desde a década de 90, tornou-se bastante eclético. Já teve mistura com o pagode em várias canções de Rick & Renner. Bruno e Marrone já gravaram com a Banda Calipso, Maria Cecília & Rodolfo com Exaltasamba, entre outros.



Hoje a "bola da vez" é o arrocha, vários artistas tem seguido essa linha, inclusive gravando com participações especiais de bandas de forró, como João Bosco & Vinicius, que lançou a pouco a música "Colo Colo" com Aviões do Forró.



Um dos grandes nomes do estilo é o compositor Bruno Caliman, responsável por sucessos como "Você Não Vale Nada, Mas eu Gosto de Você" (Calcinha Preta), "Locutor" (Léo Magalhães) e agora a composição em parceria com Marco Aurélio, Thiago Machado e Márcia Araújo, "Camaro Amarelo" (Munhoz & Mariano), que em menos de uma semana de lançamento já alcançou quase 800 mil visualizações no You Tube.



Essa mistura acaba contribuindo para evolução da música sertaneja, também força os artistas e envolvidos a criar cada vez mais. Vamos esperar que seja para melhor e não apenas para vender produtos de baixa qualidade.


por Flávio Thompsom


Fale com o TIBA no TWITTER, FACEBOOK ou E-MAIL